terça-feira, 9 de julho de 2013


Pragas que atacam as Orquídeas
Caramujos e lesmas são dois bichinhos que provocam grandes estragos em nossas orquídeas. Atacam folhas, flores, pseudobulbos, brotos novos e, se não controlados podem matar a planta.Os dois bichinhos citados podem também ser chamados de moluscos (Filo Mollusca) pertencentes à classe Gastrópoda. Eles se reproduzem com grande facilidade em meio rico em matérias orgânicas, pois são bissexuados(hermafroditas) e, a partir dos ovos, passam diretamente para a fase adulta.
Eventualmente podemos observá-los caminhando muito lentamente no meio das orquídeas durante o dia, mas é à noite que fazem grandes estragos. Por isso devemos estar atentos aos sinais e sintomas deixados por estes destruidores de nossas orquídeas. Os estragos em folhas e pseudobulbos são os mais evidentes. Observe mas fotos os aspectos característicos deixados por estas pragas.
Controle
Pragas e doenças das orquídeas podem ser controladas com o manejo adequado de nossas plantas e a utilização, sempre de meios naturais associados a observação visual diária, evitando a aplicação de produtos químicos que são tóxicos para as plantas e para o meio ambiente. Nós indicamos o Ferramol que é uma isca é atrativa de lesmas e caracóis, que ingerem sempre em pequenas quantidades, o suficiente para cessar completamente sua alimentação. Após ingerir a isca, as lesmas e caracóis tornam-se mais lentos e começam a morrer dentro de 3 a 6 dias.
O Ferramol tem baixíssima toxicidade a mamíferos e não causa efeitos indesejáveis ao meio ambiente.


Um comentário:

  1. ai sim sao umas praginhas literalmente indesejaveis!! tenho umas con esses monstrinhos necesito cuidalas!!

    ResponderExcluir