terça-feira, 9 de julho de 2013

Pragas que afetam orquídeas.

Assim como todas as outras plantas, as orquídeas não estão imunes ao ataque de pragas e doenças, por isso uma nutrição adequada (adubação) e cuidados simples de higiene no manuseio e no orquidário podem preveni-las de muitos males.

Cochonilhas: há diversas espécies, podem apresentar coloração marrom, preta ou cinza. Mas existem dois tipos mais conhecidos, a cochonilha de "carapaça” (pois apresenta uma estrutura protetora externa) e a cochonilha "farinácea" (parece com uma penugem branca nas folhas), geralmente são trazidas por formigas que vivem em simbiose, sendo que as cochonilhas sugam as plantas e oferece o açúcar metabolizado as formigas, seu estrago nas plantas é muito semelhante com os do pulgão.
Sintomas: alojam-se com freqüência no verso das folhas, mas podem atacar também os brotos, pseudobulbos e raízes, sugam a seiva deixando a planta com aspecto feio e amarelado.
Combate: Tanto no caso da cochonilha de "carapaça"e da cochonilha "farinácea", limpa-se com uma escovinha com defensivo nim , e continue passando o defensivo pelo menos 1 x por mês .




Nenhum comentário:

Postar um comentário